12 fevereiro 2012

Intercâmbio

Canadá , que lindo ! Luiza se deu bem HAHAHAHAHA!

Vai ser um post bem grande :$

Realizar um intercâmbio é desejo de muitos e para alguns até parece um sonho distante. O Menina Mulher mostra a você que, sendo bem planejado, seu intercâmbio pode ser econômico e render bons investimentos profissionais. Para início de conversa é importante saber que ás vezes o tipo de intercâmbio que você deseja define qual será seu país de destino. Logo, se a sua primeira opção não corresponder ao tipo de experiência que você quer, não desanime! Os países vizinhos estão aí pra te salvar!


Escolhendo um país

Escolher o país para seu intercâmbio exige muita atenção. Apesar do quesito “festas e diversão” contar bastante nessa escolha, não podemos esquecer dos quesitos culturais e climáticos. Vivenciar outra cultura é sempre muito interessante, mas vale a pena pesquisar antes pra não sofrer impactos desagradáveis. Pesquise sobre a alimentação e sobre os costumes. Pra quem mora no Nordeste, ir para um país frio pode parecer o mais próximo do paraíso, mas é preciso agasalhar-se bem para evitar possíveis resfriados. Jaquetas impermeáveis e calças segunda pele são uma boa dica, já que elas evitam que a roupa fique úmida. Visite blogs de intercambistas no seu país de destino e não dispense os sites informativos!


Destinos mais procurados

EUA – Influência forte no comércio mundial, finanças, cultura e moda. Clima temperado continental úmido, possuindo as quatro estações bem definidas.

Austrália – Localizado na Oceania. É um país tecnologicamente avançado, com clima fortemente influenciado pelas correntes oceânicas. A prática de esportes associados à natureza é bastante procurada pelos turistas.

Canadá – Segundo maior país do mundo, depois da Rússia. Tem fronteira com o Alasca – atraindo os amantes do esqui - e com os Estados Unidos Continentais. Línguas oficiais do país são o inglês e o francês.

Irlanda – Situado no noroeste da Europa com clima temperado relativamente suave. O dia de São Patrício é o feriado mais conhecido da ilha, festejado por todos os irlandeses.


Escolhendo o tipo de intercâmbio

Os diversos tipos de intercâmbio garantem que sua experiência possa ser um grande investimento para sua vida pessoal e também profissional. Aprender uma nova língua, conhecer novas pessoas e amadurecer através das dificuldades são os principais aprendizados que um intercambista pode ganhar.


Tipos de intercâmbio

High School: Ideal para aqueles que têm entre 15 e 18 anos, possuem o idioma em nível intermediário e desejam cursar o ensino médio no exterior.

Curso de Férias: Possibilita atividades recreativas juntamente com o aprendizado da língua.

Curso de Idiomas: Estudar o idioma no país estrangeiro e ter a convivência com os nativos pode ser uma ótima opção para quem quer fluência.

Preparatório para exames: Se você deseja frequentar uma universidade estrangeira ou realizar um MBA, essa pode ser uma boa opção para não temer os testes admissionais.

Trabalho: Geralmente realizado durante as férias universitárias. As oportunidades de trabalho são várias, dentre elas: au pair (babá), em estações de esqui e em restaurantes.

Extensão Universitária: Com duração menor que a de uma pós-graduação, os cursos de extensão universitária permitem o aperfeiçoamento do aluno na sua área acadêmica.

Estágio e Trainee: Ótima oportunidade para quem quer conseguir experiência na área acadêmica no exterior, dando um upgrade no currículo.

Trabalho e Estudo: Alguns países permitem que o estudante regularmente matriculado em um curso de idiomas possa trabalhar. Boa saída para aqueles que precisam se sustentar sozinhos e também para treinar o idioma.


Convencendo os pais

Antes mesmo de tocar no assunto, em casa, pesquise bastante na internet - e aborde seus pais com o maior número possível de informações. Depois, convideos para visitarem uma agência com você, para que, juntos, possam tirar as dúvidas que restarem. "Não adianta dizer que quer viajar porque será divertido ou porque todas as suas amigas já fizeram intercâmbio. Se precisa convencer seus pais, pense nas coisas que eles valorizam. Muito provavelmente eles vão preferir ouvir sobre o quanto esse passeio a ajudará na aprendizagem de um novo idioma e, consequentemente, no mercado de trabalho", diz Mara. E aqui também vale a dica: faça o possível para demonstrar aos seus pais, por meio de atitudes, que está realmente preparada para encarar o desafio. Eles vão medir a sua responsabilidade pelos seus comportamentos nas situações mais corriqueiras, no dia-a-dia. Então, não despreze essas oportunidades de impressionar.


Agências

Aqui estão algumas dicas de agencias:
Nexter - Agência de Intercâmbio (www.nexter.com.br)
BEX - Intercâmbio Cultural (www.bex.tur.br)
CI - Central de Intercâmbio (www.ci.com.br)
ICCE - Intercâmbio Cultural e Cursos no Exterior (www.icce.com.br)
IE - Intercâmbio no Exterior (www.ie-intercambio.com.br)
STB - Student Travel Bureau (www.stb.com.br)


Bem , para o final umas perguntinhas , respondam nos comentários !

Já fez um intercâmbio? Se sim, para onde foi e como foi?
Se não, tem vontade de fazer? Ir para onde?
Observações :

Eu adoro deixar o tópico maior né ? Umas fotos de inspiração, não mata , talvez.









É isso meninas , espero que tenham gostado do tópico , beijo e não esqueçam de comentar !


Gabriela.

5 comentários:

  1. eu sou loooouca para fazer intercambio (:
    já estou seguindo sim viu guria, beijus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser muito bom fazer intercâmbio né ?
      HAHA , obrigada por me seguir (:

      Excluir
  2. Meu sonho sempre foi fazer um intercâmbio para o Canadá, mas ultimamente tenho tido muita vontade de ir para Paris *u* Finalidade? Me matar de tirar fotos e viver os tipicos momentos de filme! hahaha. Já estou seguindo aqui, bezoo!

    www.caprichando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poooxa, imagina só a sensação de estar em Paris , deve ser maravilhoso haha :3
      Obrigada por me seguir (:

      Excluir
  3. Deve ser tão bom fazer intercâmbio!! Eu faria claaro! E gostaria de ir para a França, Espanha e Itália :D
    Beijos
    http://thebestsocool.blogspot.com/

    ResponderExcluir